segunda-feira, 27 de julho de 2015

EMPOWERMENT – O Que É e Como Funciona ?

Vamos falar um pouco hoje sobre o empowerment, um conceito que está ligado ao exercício da liderança, por parte dos funcionários, dentro das empresas. Ele simboliza a estratégia da organização e de seus gestores de delegar a tomada de decisão para seus colaboradores, promovendo a flexibilidade, rapidez e melhoria no processo de tomada de decisão da empresa.
empowerment permite aos funcionários da empresa tomarem decisões com base em informações fornecidas pelos gestores, aumentando sua participação e responsabilidade nas atividades da empresa. Geralmente é utilizado em organizações com cultura participativa, que utilizam equipes de trabalho autodirigidas e que compartilham o poder com todos os seus funcionários.
Como dito no início deste artigo, o empowerment está diretamente ligado ao conceito de liderança e, também, cultura organizacional. Uma vez que não se pode criar uma cultura de delegação de poder aos funcionários em uma empresa engessada e burocrática, sem uma estrutura de hábitos e pensamentos preparada para isso. A empresa que pretende se utilizar de uma prática como o empowermentnão pode ter uma cultura de tomada de decisões centralizada, por exemplo.
empowerment possui quatro bases principais, que são:
  • Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.
  • Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.
  • Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
  • Liderança – proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
Alguns gestores pensam que o ato de delegar a tomada de decisão para um funcionário é sinônimo de perda de controle ou liderança. Este é um ponto que merece uma discussão maior, uma vez que abrange diversos aspectos, mas o mais importante de se destacar é que o empowerment valoriza os funcionários e melhora a condução dos processos internos à empresa.

Vantagens do empowerment

Com mencionado anteriormente, a adoção do empowerment por parte das empresas traz diversos benefícios para elas, como por exemplo: o aumento da motivação e da satisfação dos funcionários, aumentando assim a taxa de retenção dos talentos da empresa, o compartilhamento das responsabilidades e tarefas, maior agilidade e flexibilidade no processo de tomada de decisão, etc. Além, claro, de estimular o aparecimento de novos líderes dentro das empresas.
Por este motivo, é cada vez maior o número de gestores que preparam suas organizações para a prática do empowerment, treinando e doutrinando seus funcionários para que possam receber tais responsabilidades de forma correta.
Para Carlos Hilsdorf, o empowerment corresponde a uma relação que envolve poder e responsabilidade, como duas faces de uma mesma moeda. Para promovê-lo, não basta transferir verbalmente poder às pessoas; elas precisam ter reais condições de agir no pleno exercício da sua responsabilidade, desenvolvendo o que chamamos de “ownership“, ou seja, agirem como intraempreendedores e como se fossem “proprietárias” do negócio, pensando como empresários.

Aplicação do empowerment

Segundo Hilsdorf, para uma correta implantação do empowerment é necessário:
1. Um profundo compartilhamento das informações com todos os envolvidos. A informação é o objeto que destrói a incerteza. Ela é fundamental para a correta tomada de decisões. A Informação deve circular, de maneira clara, transparente e adaptada à condição e necessidade de cada equipe em particular. Algumas informações gerais para o bom entendimento do negócio e do cenário devem ser compartilhadas com todas as pessoas, outras mais restritas e sigilosas, apenas com as pessoas-chave.
2. A abertura para uma real autonomia dando às pessoas não somente as informações, mas o apoio e a liberdade necessária para agirem. É preciso confiar nestes profissionais e incentivá-los a liderar os processos em que estão envolvidos, e sob os quais assumiram responsabilidades. Uma cultura punitiva impede a autonomia; erros devem ser corrigidos, não punidos. A autonomia deve guiar-se pela visão, missão e valores da empresa, assim como por seus objetivos e metas, dentro do contexto dos sistemas e processos em vigor na organização.
3. Redução dos níveis hierárquicos e da burocracia que tornam as empresas lentas e rígidas. Através da prática de empowerment, equipes auto-gerenciadas podem atingir alta performance e buscar a excelência em níveis muito superiores aos de empresas centralizadoras.
Seguindo estes 3 passos básicos, a empresa torna sua adaptação mais fácil e menos traumática. Gerando um ambiente apropriado para o aprendizado dos funcionários a fim de torná-los tomadores de decisão dentro da empresa.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

12 Coisas Que Os Líderes Bem Sucedidos NÃO Toleram

A tolerância é uma virtude – a maior parte do tempo. Mas algumas coisas não devem ser toleradas. Para construir uma carreira de sucesso e uma vida como um líder, certifique-se que estes itens nunca estejam em sua lista.
De um modo geral, a tolerância é uma boa característica. As diferenças que nós encontramos enriquecem as nossas vidas e organizações. Mas, para alcançar uma vida de sucesso e uma liderança significativa, devemos nos recursar a tolerar as coisas que nos empobrecem e destroem.  
 Comece identificando estas coisas intoleráveis ​​em você mesmo e aquelas que estão ao seu redor – e veja o que muda em sua vida como resultado deste processo.
1. Desonestidade
Viver uma vida honesta lhe permite estar em paz com os outros e consigo mesmo. Desonestidade impõe uma falsa realidade em sua vida e na dos outros que vivem ao seu redor.
2. Tédio
As pessoas de sucesso estão sempre explorando algo novo. A vida é muito curta para permanecer na inatividade e em sua zona de conforto.
3. Mediocridade
É fácil, e uma tentação constante, se contentar com menos. Mas o que faz com que algumas pessoas se destaquem é a sua vontade de fazer as escolhas difíceis que permitem uma vida de grandeza.
4. Negatividade
Todo pensamento negativo mantém você longe de ser o seu melhor. Se você se ouvir reclamando, em voz alta ou para si mesmo, encontre uma maneira de abandonar este hábito.
5. Toxicidade
No trabalho ou em casa, um ambiente tóxico vai, literalmente, deixá-lo doente. Se não se sente bem, se isso te deixa cansado ou te enche de pavor, evite.
6. Desorganização
Desordem e transtorno causam estresse e afetam o seu bem-estar emocional e mental. Livre-se do que você não precisa e mantenha tudo em seu devido lugar.  
7. Tudo que não é saudável
Evite sempre os alimentos não saudáveis, relacionamentos doentios, hábitos pouco saudáveis ​​- escolha o que você faz com sabedoria. Lembre-se que você merece o melhor, e, em seguida, dê o seu melhor para si mesmo.
8. Lamentação
Nós todos temos arrependimentos, mas você não pode se mover em direção ao futuro, se você está revivendo o passado. Aprenda com ele, corrija os erros e deixe-o para trás.
9. Desrespeito
Relacionamentos estão no coração do sucesso, e respeito é o coração de um bom relacionamento. Desrespeito – qualquer que seja a forma e a quem ele esteja sendo dirigido – é uma das forças mais destrutivas você pode ter em si mesmo.
10. Desconfiança
A desconfiança muitas vezes chega através de uma sucessão de pequenas concessões feitas aqui e ali, por isso esteja atento. Concentre-se na construção de sua própria integridade e cerque-se de pessoas que fazem o mesmo.
11. Raiva
Todos nós sentimos raiva, que se utilizada da forma correta, pode fazê-lo agir. Mas guardar esta raiva para si mesmo pode ser algo paralisante e que não te levará a nada. Aprenda a direcionar sua raiva para a solução dos seus problemas, não para pessoas, e, em seguida, livre-se dela.
12. Controle
Não se preocupe com as coisas que você não pode controlar. Concentre sua energia onde ela poderá ser bem aproveitada e esqueça-se do resto.
Preste atenção na diferença que existe entre as coisas que são verdadeiramente positivas em sua vida e as coisas sem importância que acontecem.
Lembre-se, você é a soma de tudo aquilo que você tolera!
Fonte: inc.com;23/06/20015.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Como Responder A Pergunta “Onde Você Se Vê Daqui Há 5 Anos?” Na Entrevista De Emprego

Esta pode até não parecer uma questão complicada, mas a sua resposta para:“Onde você se vê daqui a cinco anos?” pode definir o seu sucesso ou fracasso em uma entrevista de emprego.
“O propósito de fazer esta pergunta comum em uma entrevista de emprego é compreender se o candidato está à procura de uma carreira ao invés de apenas um emprego, se seus objetivos estão alinhados com os objetivos da organização, e se ele tem um plano realista para o seu futuro”, explica David Wishon, diretor sênior daMonster Talent Fusion.
Dale Kurow, coach de executivos de Nova York, diz que sua resposta a esta simples pergunta pode também dizer para a empresa se você tem os requisitos buscados por ela, como ética no trabalho, atitude e lealdade para ser uma boa contratação a longo prazo.
Onde você se vê daqui há 5 anos
A seguir você confere o que os entrevistadores querem (e o que não querem) ouvir quando eles fazem esta pergunta para o candidato em uma entrevista de emprego. Acompanhe:
1. Eles querem saber se você tem pensado sobre o seu futuro
“Não seja pego sem um plano a longo prazo”, diz Wishon. Mostre ao entrevistador que você tem pensado sobre esta questão e que possui uma trajetória básica traçada. Mas demonstre também que você é flexível. “Todo mundo entende que as coisas podem mudar, por isso encontre um equilíbrio entre estar decidido sobre onde você quer chegar e entender que o caminho pode mudar a qualquer momento”, diz ele.
2. Eles querem saber se você tem metas realistas
“Não se mostre excessivamente ambicioso”, diz Wishon. “Não tem problema você mencionar que almeja algumas promoções futuras dentro da organização, mas pode ser um exagero dizer que você quer ser CEO em cinco anos se você estiver sendo entrevistado para um cargo iniciante.”
3. Eles querem ouvir que você está disposto a trabalhar duro antes de esperar uma promoção
“O entrevistador não quer ouvir que você deseja assumir um cargo de gerência dentro de um ano ou que você quer se candidatar para o trabalho do seu chefe”, explica Kurow. Não ameace a carreira de ninguém durante a entrevista. Deixe claro que você entende que pode levar tempo, e muito trabalho, até ser promovido para cargos maiores na empresa.
“Enfatize sua vontade de trabalhar seu desenvolvimento pessoal e profissional para alavancar sua carreira dentro da organização”, Wishon acrescenta.
4. Eles querem saber que você é leal e está disposto a se comprometer com a empresa por pelo menos cinco anos
As empresas investem muito tempo e dinheiro em recrutamento e treinamento de candidatos, e eles não querem desperdiçar o seu investimento com um empregado que pretende se desligar da empresa em um ou dois anos, diz Kurow.
Por isso, você deve sempre evitar dizer que sonha em trabalhar em outra empresa, ou em outro setor, ou mesmo desempenhar um papel completamente diferente daquele que você está se candidatando (mesmo se isso for verdade).
5. Eles querem saber como a empresa e o cargo a que você está se candidatando se encaixam em seus objetivos de longo prazo
“Certifique-se de que o cargo para o qual você está sendo entrevistado esteja presente em sua resposta,” sugere Wishon. “Diga-lhes que a forma como você pretende atingir seus objetivos de longo prazo está diretamente ligada ao seu bom desempenho como profissional no cargo almejado.”
Mencione também a forma como você pretende contribuir e crescer com a organização ao longo dos próximos anos, Kurow acrescenta.
Se você quiser ter certeza de que seu plano para os próximos cinco anos está alinhado com os objetivo da empresa, pergunte o que o entrevistador está procurando para este cargo, Wishon sugere. “Isso vai te ajudar a compreender melhor a progressão e o potencial desta carreira dentro da empresa”, conclui ele.
6. Eles querem saber o quanto você está animado com o trabalho
Ao mostrar como o trabalho se encaixa em seus planos a longo prazo, você também estará deixando o entrevistador ciente do seu entusiasmo com o trabalho e que é muito pouco provável que você irá deixá-lo no curto prazo.
Como em qualquer outra situação de uma entrevista de emprego, é importante soar apaixonado e deixar claro que você cobiça este trabalho mais do que qualquer outro.
Fonte: SobreAdministração;09/04/2015.

domingo, 19 de julho de 2015

DEMISSÃO:COMO AGIR?

1.  Compreender as suas opções
Como Enfrentar a Demissão!
A maioria das empresas fornecem algum tipo de rompimento de contrato ou carta de recisão. Certifique-se de revisá-la cuidadosamente.  Verifique com um advogado se você acha que faz sentido.  Dê a si próprio algum tempo para pensar sobre os seus direitos e opções antes de assinar qualquer coisa.
2.  Informe a familia
Perder o seu trabalho pode fazer você se sentir sozinho e desesperado.  Este não é o momento de se sentir envergonhado e tentar esconder o que está acontecendo.  Você não fez isso acontecer e não afetará apenas você.  Converse com alguém que será compreensão e dar-lhe algum apoio emocional.  Deixe os seus filhos saibam que você estará passando por uma transição.  Você será um grande exemplo, mostrando as pessoas que você pode lidar com um revés.
3.  Identificar os seus recursos
Perder o emprego é uma grande desorganização.  Obtenha o seu suporte no local o mais rapidamente possível.  Inscreva-se no seguro desemprego.  Verifique sobre seguros de saúde.  Descubra o que a sociedade, governo e alguém que possa ajudá-lo com êxito para a pesquisa de um novo emprego.
4.  Seu Novo Plano de Trabalho
Faça uma lista de coisas que você precisa fazer.  Esta atualização irá provavelmente incluir seu currículo, realizar pesquisas on-line, fazer chamadas telefônicas reuniões.   Faça uma lista para você mesmo e cumpra-a.
5.  Veja o lado bom da situação
Perder o emprego é um choque.  Sua emoção vai demorar um pouco de tempo para se ajustar. Este é um grande momento para reencontrar-se consigo mesmo, sua família e amigos.  Lembre-se de todas as grandes coisas que você tem feito e todas as grandes coisas que você tem deixado de fazer.
Perder o emprego é difícil para todos
 Você não pode mudar isso.  Mas você pode mostrar a todos que cuidar de si mesmo e se avançar com uma atitude vencedora leva a maiores e melhores coisas no futuro.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Conheça os 8 remédios naturais e viva com muito mais saúde

1 - Alimentação Natural

As pessoas geralmente se perguntam:

Será que o que eu como pode realmente interferir na minha vitalidade? Se sim, como isso acontece?

Para entender melhor o papel da nutrição adequada, primeiramente é necessário lembrar que nosso corpo é formado exclusivamente por células (aproximadamente 100 trilhões) e que as células são formadas por nutrientes (vitaminas, minerais, proteínas, lipídeos).

A cada dia, cerca de 50 bilhões de células se renovam e para que esse processo ocorra adequadamente, é necessário que esses nutrientes sejam fornecidos pela alimentação.

Elucidando isso, uma escritora do século XIX escreveu que: “nosso corpo é formado pela comida que ingerimos”1

Agora fica a pergunta: “Você está apenas alimentando seu corpo ou realmente nutrindo?”

É aqui que encontramos o diferencial em adotar os alimentos integrais na dieta, pois infelizmente, os alimentos refinados e beneficiados como farinhas, pães, biscoitos, arroz que as pessoas costumam usar perderam a maior parte do seu valor nutritivo.

Aumentar o consumo de alimentos naturais como frutas e hortaliças também será um fator primordial para a nutrição celular. Pelo menos 30 a 40% do volume da refeição deve ser constituído por alimentos crus para evitar a perda de vitaminas essências que ocorrem durante o cozimento.

Adotar uma dieta vegetariana é sem dúvida uma optar por uma vida mais saudável. O meio ambiente também é poupado do peso da produção de alimentos de origem animal.

Os benefícios de uma dieta vegetariana continuam a ser revelados a cada dia em estudos científicos e em experiências pessoais.

Uma dieta sem produtos de origem animal é isenta de colesterol, pobre em gordura saturada e rica em fibras, vitaminas, minerais.

Isto representa uma enorme diminuição no risco de dislipidemias, arteriosclerose, infarto, derrame, diabetes, câncer, constipação intestinal, entre outras.

Além disto, por eliminar alimentos altamente contaminados por antibióticos, hormônios, pesticidas, além de alimentos alergênicos como o leite, este estilo alimentar também evita o surgimento de diversos tipos de alergias e intolerâncias.

A dieta vegetariana tende a ter um reduzido valor calórico, o que facilita o controle de peso e desconfortos causados pela obesidade.

A alimentação vegetariana traz ainda o benefício de ser rica em alimentos funcionais que contém compostos bioativos que atuam na saúde e bem-estar, melhorando a qualidade de vida e na prevenção e controle de diversas doenças.

Adotar uma dieta vegetariana sem dúvida trará os maiores benefícios na melhora de sua qualidade de vida e de sua família!
2 - Ar Puro e Respiração

Assim como todos os remédios naturais que o Criador nos oferece para manutenção da saúde, o ar puro é de fundamental importância para boa qualidade de vida dos seres humanos.

O organismo humano faz proveito do ar fresco, ou ar ambiente, para que possa realizar as trocas gasosas necessárias de modo que os tecidos do corpo possam respirar. Entende-se por troca gasosa a absorção do oxigênio (O2) pelos capilares sanguíneos pulmonares e a eliminação do dióxido de carbono (CO2), popularmente conhecido como gás carbônico, através dos alvéolos pulmonares.

Este processo de troca gasosa acontece durante a respiração, esta por sua vez consiste em duas fases: inspiração e expiração. Durante a inspiração os pulmões se enchem de ar fresco, este ar chega aos alvéolos pulmonares com uma pressão de O2 superior a pressão que este gás exerce dentro dos capilares sanguíneos pulmonares justapostos ao alvéolo, esta diferença de pressão faz com que o O2 passe para dentro do capilar sanguíneo e daí para o resto do organismo chegando a todas as células dos tecidos. Simultaneamente o CO2, produto do metabolismo celular, chega aos pulmões através dos capilares sanguíneos pulmonares numa pressão maior do que a exercida pelo mesmo gás dentro do alvéolo, então, por diferença de pressão (sempre do ambiente de maior pressão para o de menor pressão) o CO2 passa para os alvéolos e é eliminado durante a expiração. É desta forma simples que nosso organismo respira.

Durante o repouso, ou seja, trabalhando, comendo, assistindo TV, lendo, passeando, dormindo, dentre outras atividades sem alto nível de esforço físico, o músculo responsável pela respiração é o diafragma, este tem forma de cúpula e divide o tronco em tórax, acima do diafragma, e abdome, abaixo do diafragma. Ao contrair-se, o diafragma empurra as vísceras abdominais para baixo e conseqüentemente estas se projetam pra frente, uma vez que a parede abdominal anterior é constituída por músculos, o que a torna flexível, deste modo há mais espaço para os pulmões expandirem dentro do tórax, proporcionando uma maior quantidade de ar fresco para os alvéolos. É muito importante que este mecanismo seja respeitado, pois deste modo as bases pulmonares, locais cujos capilares são ricos em sangue e alvéolos são pobres em ar fresco, recebem maior quantidade de O2 e todo o sangue presente em seus capilares podem absorver este gás. O oposto acontece nos ápices pulmonares, locais mais altos dos pulmões, onde os alvéolos são ricos em ar fresco e os capilares sanguíneos pobres em sangue, no entanto, quando não permitimos, consciente ou inconscientemente, que o diafragma desenvolva seu trabalho na mecânica respiratória, inflamos mais os ápices pulmonares em detrimento das bases, o que proporciona uma troca gasosa deficiente.

Se conseguirmos associar pulmões saudáveis a uma mecânica respiratória eficaz teremos então um aproveitamento muito melhor do O2 disponível no ar ambiente e conseqüentemente menor risco de desenvolvermos doenças relacionadas ao sistema respiratório e à respiração tecidual. Não podemos esquecer que o oxigênio é um dos principais nutrientes das células do organismo e dele depende a saúde do corpo como um todo. Um sistema respiratório mal cuidado, ou seja, mecânica respiratória comprometida, doença respiratória não tratada dentre outros fatores, representa doença para todo o organismo, não apenas para os pulmões, uma vez que dele depende a troca gasosa, por outro lado, quando estamos expostos a um ar ambiente poluído por gases nocivos, como, por exemplo, monóxido de carbono (CO) proveniente de escapamento de automóveis e combustão do cigarro, também nos expomos a doenças para todo o organismo, uma vez que do ar ambiente extraímos gases para o interior dos alvéolos.

Muitos têm como prática diária alguma atividade física com o intuito de fortalecer o sistema cardiovascular e imunológico, desta forma preservando a saúde, na maioria das empresas é realizado ginástica laboral para que seus funcionários não sejam prejudicados pelos efeitos do sedentarismo, então uma boa dica para que se preserve e até melhore o desempenho do sistema respiratório é a prática de alguns exercícios respiratórios ao ar livre, associados ou não a outros exercícios físicos:

1. Respiração diafragmática: Esta é a forma correta de respirar e deve ser adotada por todos, consiste em permitir que “barriga estufe” levemente durante a inspiração, e o tórax deve expandir somente no final da inspiração; é como se enchêssemos de ar primeiro o abdome e depois o tórax. Na infância todos nós fazemos respiração diafragmática, mas na idade adulta muitos necessitam de treino para reaprendê-la, se este for o seu caso, vale à pena treinar!

2. Respiração associada a membros superiores: durante a inspiração eleve os braços estendidos à frente do corpo até que as mãos estejam acima da cabeça, conte até três para começar a soltar o ar e abaixe os braços expirando.

3. Respiração em três tempos: muito semelhante ao exercício anterior, eleve os braços em três fases e inspire no mesmo ritmo, após a última fase as mãos já devem estar acima da cabeça, só então expire lentamente enquanto abaixa os braços.

É importante que haja poucas repetições de cada exercício, caso contrário haverá muita eliminação de CO2, o que causa vasoconstrição cerebral e conseqüente dor de cabeça.
3 - Água Pura

Cada corpo, célula, tecido, e órgão necessita água para realizar as suas funções. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, transportar materiais e oxigenar as células, remover as toxinas, prevenir a constipação, umidecer os tecidos, amortecer os ligamentos, e manter o fluxo do sangue. Quando não tomamos suficiente água, o sangue fica mais concentrado. Beba mais água que a sua sede demanda. Sucos de frutas e vegetais contribuem para a hidratação, porém o café, o chá mate e o álcool aumentam a perda de fluídos.

O que acontece no organismo quando a água é insuficiente?

A perda excessiva água impede as funções vitais do corpo. Como reação compensatória o corpo diminui a secreção de suor e urina.

A desidratação resulta em:

• Aumenta a temperatura do corpo
• Liberação insuficiente de toxinas
• Aumenta a concentração do sangue
• Intestino preso
• Dores de cabeça, ansiedade, depressão

VANTAGENS DE TOMAR AGUA

Tomar água adequadamente reduz o risco de formações de pedra nos rins.

O Journal of the American Medical Association chamou a atenção ao risco que tem os idosos nos Estados Unidos pela falta de consumo de líquidos. É estimado que a hidratação adequada poderia evitar milhares de dias de hospitalização e milhões de dólares cada ano naquele país. Esta observação tem implicações a todas as idades.

QUANTA ÁGUA?

Tal como demonstrado pelo Dr. Mervyn Hardinge, em um experimento clássico conduzido pelo Dr. Pitts na Universidade de Harvard, demonstrou o impacto do consumo de água na atividade atlética.

Na primera prova foram instruídos para caminhar tanto quanto pudessem numa esteira à aproximadamente 5.6 Km por hora, sem tomar nada de água. Depois de 3 horas e meia, a temperatura de seus corpos subiu a mais de 38 graus e os atletas chegaram a um ponto de cansaço extremo.

Na segunda prova, aos mesmos atletas foi permitido tomar tanta agua quanto desejassem. Nessas condições, levou 6 horas para chegarem ao cansaço extremo.

O Dr. Pitts descobriu que estes atletas tomaram um terço menos de água que a quantidade perdida em seu suor. Em outras palavras, a quantidade de água que realmente necessitavam era o seu desejo, mais um terço.

Na terceira prova os mesmos atletas foram forçados a tomar a quantidade de água que haviam tomado na prova anterior mais o volume extra que haviam perdido no suor. A temperatura corporal não chegou aos 38 graus. Ao final das sete horas, o experimento terminou, sem que os atletas sentissem cansaço extremo, e até podiam continuar caminhando indefinidamente.

Este e outros estudos demonstram que a sede não é um indicador confiável da necessidade de água. Um guia prático para o consumo de água é tomar água desde o momento do despertar, entre as refeições, durante todo o dia para assegurar que a urina seja clara e diluída.

A água pura e brilhante reflete como os diamantes, mas é muito mais valiosa do que eles. Beba 8 copos de água por dia.

A vida não pode existir sem água. Todas as funções do corpo a requerem. A água pura e fresca, ajuda em grande medida na restauração do corpo. Da mesms forma, na nossa vida espiritual, não podemos viver eternamente sem a “Água da Vida”. João 4:13 e 14.
4 - Atividade Física

A atividade física é essencial para a vida. É prevenção e é tratamento. É um estilo de vida...

Benefícios da Atividade Física

1- Diminui 50% o risco de ataque cardíaco

O Exercício melhora a atividade cardíaca, aumentando a quantidade de sangue bombeado para o corpo. Fazendo 30 minutos de caminhada por dia, cinco dias na semana, o risco de ataque do coração diminui pela metade.

2- Aumenta o HDL- o bom colesterol e diminui o triglicérides

Cada vez que fazemos exercício, nossos níveis sanguíneos de colesterol saudável aumenta temporariamente. O HDL funciona como um caminhão de lixo, que ajuda a eliminar o mau colesterol das paredes das artérias- Arteriosclerose. Este processo deve estar associado a uma boa alimentação.

3- Diminui a pressão arterial

Este efeito encontramos em pacientes hipertensos, que começam a fazer atividade física.

4- Previne o câncer

Exercício regular e moderado aumenta a atividade das células assassinas naturais (NK) em 50% a mais que uma pessoa que leva a vida sedentária. As NK são capazes de destruir vírus, bactérias e células cancerígenas. O efeito positivo dura o dia todo. O dia que não fazemos exercício, a função do nosso sistema imunológico não é efetiva.

5- Aguça a capacidade mental

Existe uma clara relação entre o nível de atividade física e o nível de atividade mental em pessoas idosas.

6- Diminui a ansiedade

Por meio do uso ativo e regular do corpo, pode-se descobrir um sensação e bem-estar, uma grande vitalidade, uma atitude mais calma e relaxada frente as pressões de cada dia.

7- Estimula a respiração profunda, abdominal

Melhora a oxigenação de todas as células do corpo.

8- Proporciona um sono reparador

9- Melhora a digestão e o funcionamento dos intestinos

Estudos Epidemiológicos demonstram uma diminuição da incidência de câncer de cólon em pessoas que fazem exercício regular.

Os primeiros passos para melhorar a digestão são: combinação de alimentos, tomar 8 copos de água por dia, entre as refeições, fazer uma caminhada bem leve após as refeições.

O exercício vigoroso associado a uma dieta rica em fibras é um excelente remédio para o intestino preso.

10- Fortalece os músculos, ossos e ligamentos

11-Previne a Osteoporose

Investigações da Escola de Medicina em St. Louis, demonstraram que uma pode aumentar sua massa óssea em 32 ou 3% ao ano com exercícios de força.

12- Diminui o risco de desenvolver diabetes em adultos

O exercício aumenta a habilidade das membranas musculares de transportar a glicose para as células musculares. Este tipo de transporte depende da insulina, por isso se requer uma dose menor de inulina. Está comprovado que o exercício ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina.

13- Melhora a memória

O Exercício ajuda a melhorar a comunicação em pacientes com Alzheimer. Em um estudo que examinava a habilidade para comunicar-se em 2 grupos de pacientes com Alzheimer, mais de 40% do grupo que estava no programa de caminhada, experimentou melhora na sua habilidade para comunicar-se. O outro grupo que participou apenas de aulas de conversação, não experimentou grande avanço.

14- Dá elegância à forma física

Combate a flacidez, celulite e auxilia a drenagem linfática.

15- Aumenta a auto-estima

Reflete uma melhora da postura e amor-próprio.

16- Elimina o excesso de gordura

Um bilhão de pessoas estão com excesso de peso, no mundo. Vinte milhões de crianças, também.

Apenas o exercício é ineficaz, precisa estar acompanhado de uma dieta balanceada, mudar alguns hábitos como beliscar fora dos horários das refeições, evitar doces...Para quem quer perder peso é necessário um programa mais intenso de atividade física diário de 45 minutos a 1 hora.

17- Aumenta o Metabolismo

O exercício matutino aumenta o metabolismo do corpo, queimando assim mais gordura

18- Produz energia e disposição

A atividade física proporciona mais clareza mental, mais disposição para outras atividades.

19- Melhora o Humor

Devido a maior produção de endorfinas, quem faz exercício fica mais feliz

20- Aumenta a resistência

O que significa estar em boa forma? De acordo com American Collage of Sports Medicine, estar em forma é a habilidade de realizar atividade física de uma maneira moderada ou vigorosa, sem chegar ao cansaço excessivo.

21-Combate a Depressão

As endorfinas são os narcóticos naturais, que aliviam a dor e trazem uma sensação de bem-estar.A serotonina é um substância que está diminuída em pessoas depressivas. Para depressão a atividade mais benéfica é ao ar livre, pois a luz solar saudável também contribui para aumentar a serotonina e as endorfinas. Centro de estudos, mostram como o exercício diminui drasticamente a Depressão. Depois de uma sessão de 60 minutos de atividade aeróbica, ocorreu uma redução do desânimo e da tensão.

22- Retarda o envelhecimento

De acordo com o Estudo sobre Práticas Saudáveis realizado no Condado de Alameda, Califórnia, a atividade física foi considerado o elemento mais importante de Longevidade. Além de viver mais, esses idosos ativos tem disposição e gozam de saúde como uma pessoa de 20 a 30 anos a menos, que são sedentários.

23- Melhora a qualidade de vida

Para todo ser humano é muito importante ser independente para realizar as atividades da vida diária e a atividade física contribui para isto.

De todos os remédios conhecidos, não existe um com tantos benefícios fisiológicos e sem efeitos colaterais, se feito corretamente.

Movimento é vida, viva!
5 - Confiança em Deus

Elementos como: sol, água, ar puro, exercícios físicos, alimentação saudável, pureza de vida, devem ser vistos como os "Remédios Divinos"; quem os criou foi o verdadeiro médico de nosso corpo e mente.

Compreender que Deus é nosso médico, é o remédio em si mesmo, capaz de potencializar a ação de todos os conselhos que nos foram dados. A fé em Deus como criador e nos Seus agentes de cura, farão a diferença entre simplesmente buscar recuperar a saúde e consegui-la, ainda que busque apenas os recursos naturais.

Nosso organismo foi programado para responder a essa realidade se obedecer e reconhecer a existência de um criador que nos ama e provê TODOS os recursos para nossa saúde e felicidade. TODOS!

"O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades..." Filipenses 4:19

Esta é uma realidade que está patente aos nossos olhos mas, na prática isto nem sempre é experimentado.

Temos um Deus que nos ama e está interessado em nossa saúde e felicidade. Um Deus Que nos diz: "...Até os cabelos da vossa cabeça estão por mim contados." Lucas 12: 17

"... Aquele que tocar em você, toca na menina dos meus olhos." Zacarias 2:8

Em meio ao corre-corre do dia- a dia, absortos em nossos compromissos e muitas atividades, nem sempre paramos para perceber e ouvir a voz de Deus a nos mostrar o caminho.

Ninguém poderá ter saúde mantendo um espírito de descontentamento, murmuração e queixa. Depressão mental e penumbra espiritual levam à morte. Mais pessoas morrem por falta de confiança do que, talvez por qualquer outro mal. Na verdade, mais pessoas morrem de medo do que por qualquer outro fator. A despeito do avanço tecnológico sugerindo "segurança", nunca na história da humanidade presenciamos tantas pessoas sofrendo, com doenças causadas por medo e insegurança!

O permanente sentimento de confiança, é necessário para a manutenção da saúde. Nunca haverá saúde no corpo de um indivíduo pessimista, desconfiado, preocupado, temeroso... Estes sentimentos já são em si doenças. É preciso que mantenhamos um espírito calmo e confiante mesmo em circunstâncias adversas!

Não será com palavras que se conseguirá incutir confiança e resistência de espírito na mente de pessoas temerosas e ansiosas. Confiança inabalável e fé não vêm por acaso; não antes que se aperceba que está lidando com Alguém que nunca falhou! Este tipo de confiança levará a pessoa a fazer suas as palavras de Paulo:

"Eu sei em quem tenho crido e estou certo que Ele é poderoso..." II Timóteo 1:12

Esta confiança é resultado de um profundo conhecimento de Deus, na prática. É resultado do conhecimento e obediência à Sua vontade, na certeza de que ela é melhor para nossa vida.

Quando compreendemos que Deus é o nosso Criador, portanto sabe perfeitamente o que é melhor para a nosso corpo e mente; que além de tudo, Ele ainda pode operar até o nosso querer e realizar; o passo seguinte é confiar e obedecer.
"Porque Deus é quem opera em nós tanto o querer como o realizar, segundo Sua boa vontade." Filipenses 2:13

Deus fez quase tudo! Mas, a escolha do controle e equilíbrio para a vida depende de cada um. Devido às fraquezas próprias da vontade humana, trazidas pelo pecado do homem e do afastamento das leis de Deus, o ser humano é incapaz de conduzir seu mundo por si mesmo. Muitos tem tentado mas, fracassam. Muitos estão perguntando: "Onde encontrar respostas para alcançar a vitória contra os hábitos errados que destroem a saúde e a vida?" É aqui onde o auto-controle estabelece relação com a fé que vem do poder de Deus. A fim de que o homem tenha paz real, saúde e alegria, ainda aqui neste mundo, ele precisa alimentar sua natureza espiritual. É obra de uma vida! Degrau a degrau...

"... Empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé, a bondade: à bondade, o conhecimento: ao conhecimento, o domínio próprio: ao domínio próprio, a perseverança: à perseverança, a piedade: à piedade, a fraternidade: à fraternidade, o amor: " II Pedro 1: 5 a 7

É possível praticando na vida diária, o autocontrole por meio da confiança no poder de Deus. Será possível quando o estilo de vida for compatível com os remédios providenciados pelo Criador, para o bem estar e felicidade de Suas criaturas.

Confia!

"Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e verdadeiramente serás alimentado.

Deleita-te no Senhor e Ele concederá os desejos do teu coração.

Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará.

Descansa no Senhor e espera nEle." Salmo 37; 3 a 7

Refletindo

Muitos gastam a vida e a saúde atrás de dinheiro, fama ou sucesso: depois. Quando perdem a saúde, dariam tudo o que conseguiram para recuperá-la. Há um caminho mais seguro e certo:

Deus é capaz de repreender enfermidades e devolver a saúde e, muitas vezes ele pede que para tanto, observemos regras tão simples e práticas: "As Leis Naturais" ou: Os Remédios de Deus Encontrados na Natureza."
6 - Luz Solar

A luz solar mantêm a temperatura ambiente do planeta. Desta forma ajuda os animais e as plantas a viver, e é um ingrediente vital em nosso ambiente.

1. As plantas precisam luz solar para a fotossíntese.

As plantas transformam dióxido de carbono e água em oxigênio e formam sustâncias orgânicas, vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras.

2. A luz solar produz vitamina D.

A luz solar converte o colesterol derivado da pele em vitamina D, que é absorvida pela corrente sanguínea.

A luz solar ajuda a construir e reparar os ossos através de um elevado nível de vitamina D no sistema. Através da exposição de luz solar, aumenta a absorção de cálcio, ajudando a previnir raquitismo e osteomalácia.

3. A luz solar mata a muitas bactérias, vírus, e mofo.

4. A Luz solar e o câncer.

H.G. Ainsleigh observou que a conexão que existe entre a exposição ao sol e a diminuição de mortes parece ser devido a habilidade da vitamina D e combater o crescimento anormal de certos cânceres. O índice de câncer de próstata é aumentado em lugares frios, sem sol.

5. A luz do sol ajuda a produção de serotonina.

Investigações tem demonstrado que a luz brilhante, assim como a luz solar, está associada com o aumento da produção de serotonina em um dia, prevenindo e até tratando a depressão. O Trastorno Afetivo Estacional (TAE) foi descrito en 1984 pelo Dr. Norman Rosenthal, um neuropsiquiatra do Instituto Nacional de Saúde Mental. O TAE é conhecido como um tipo de depressão com perda de energia, alteração do apetite, tendência a dormir muito, dificuldade para para a concentração e irritabilidade. Alguns tem sentido estes sintomas em invernos consecutivos, porém não tem esses sintomas na primavera e verão, por causa do sol.

O Dr. Mark Levy, Presidente da Fundação de Psicanálisise de São Francisco, disse, ”Para os que sofrem de casos leves de depressão, 30 minutos de exercício pela manhã, recebendo a luz solar é tudo que o paciente precisa para o total reestabelecimento.

A exposição ao sol deve ser diária. No começo da manhã e ao final da tarde, tomando todos os cuidados, devido ao aumento da radiação, para evitar o risco de câncer de pele.

Os raios de sol trazem saúde e alegria e o Sol da Justiça a cada manhã em nossa vida, aquece a alma e dá brilho à vida.
7 - Repouso

A necessidade de relaxamento é maior quando não temos tempo para relaxar.

Durante as revoluções da França e Russia e na II Guerra mundial, esforços para aumentar a produtividade extendendo a semana de trabalho a mais de seis dias, tiveram consequências terríveis. Estes experimentos indicam que há uma necessidade psicológica de um dia de descanso depois de seis dias de trabalho. O descanso vem de diversas formas: recessos periódicos, um sono reparador à noite, um descanso semanal e férias anuais.

O coração bate em média 110.000 vezes por dia, respiramos 28.,000 vezes, movemos os músculos maiores centenas de vezes, e usamos cerca de 15-20 bilhões de células cerebrais. Não é por nada que o sono é importante para restaurar a energia e manter a saúde.

Um bebê recem-nascido dorme em média 20 horas por dia; uma criança de 6 anos, 10 horas; uma de 12 anos, 9 horas; um adulto aproximadamente 8 horas. Os doutores Breslow e Belloc em seu famoso estudo no Condado de Alameda, Califórnia, mostraram que as pessoas que dormem de 8 a 9 horas cada noite tinham melhor saúde dos que dormiam por períodos mais curtos ou mais longos de tempo. Os estudantes que estudam toda a noite antes de um exame, geralmente sofrem as consequências da privação de sono manifestada em notas inferiores. Os horários de trabalho que não permitem um sono adequado podem resultar em uma desatenção aumentada ao realizá-lo.

O corpo trabalha em um ciclo de 24 horas por dia. Isto está basado nas variações do dia e da noite, dependendo da estação do ano. Os períodos de vigilia e sono, influenciam o ritmo hormonal e a intensidade de sua secreção.

Cortisona: Este hormônio é secretado durante a segunda metade do período do sono, a qual prepara o corpo para a atividade do dia seguinte. A cortisona tem numerosos efeitos, influenciando os níveis de glicose no corpo, regulando as concentrações de sódio e potássio, regulando a pressão sanguínea, e influindo na força dos músculos. Os hábitos regulares de sono resultam em secreções regulares de cortisona.

Hormônio de crescimento: Este hormônio é produzido durante a noite. Existem efeitos do hormônio de crescimento no metabolismo da glicose e dos aminoácidos. Esses hormônios reparam as células.

Melatonina: As quantidades de secreção se aumentam durante a noite, porém pode ter maior função na regulação sexual mais do que na regulação do sono.

Existem vários fatores que afetam o sono, estes incluem:

1. Regularidade no horário de levantar-se e ir para a cama.

Mudanças de trabalho, fuso horário, mudanças de sono aos finais de semana, podem prejudicar.

2. Um quarto tranquilo, livre de luz e barulho, ventilado, a uma temperatura confortável.

3. Os momentos antes de dormir não devem ser de discussões, ou gastos assistindo programas de televisão emocionantes e ou eventos estressantes.

Deve ser um momento tranquilo para leitura e relaxamento.

4. Exercício regular evitando a fadiga, pode ajudar.

5. A última refeição do dia deve ser leve e deve ser tomada algumas horas antes de ir dormir.

6. Um banho morno, pode ajudar a relaxar, antes de ir para a cama.

7. Evitar o álcool, cigarro, cafeína, e outras substâncias químicas que interferem nos padrões normais de sono.

O descanso regular e o descanso semanal nos proporcionam energia. O Criador nos diz:: “Vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” São Mateus
8 - Temperança

Muitos não tem entendimento do que é a verdadeira Temperança. Para muitos, a temperança é o controle próprio ou a moderação. Uma definição de temperança do dicionário Webster é: “Moderação em ação, pensamento ou sentimento.

Outra definição de temperança é: A verdadeira temperança nos ensina a deixarmos completamente tudo que é prejudicial e usar moderadamente tudo que é saudável.

A temperança é necessária para evitar um comportamento que destrua a saúde. O álcool, o cigarro e outras drogas atraem porque são promovidas como divertidas, estimulantes, que aliviam o stress e a dor. Inclusive muitas bebidas que parecem inocentes, são bem populares, mas contém droga. A teofilina e a cafeína estão no café e em alguns tipos de chás. Algumas bebidas de frutas contem álcool. Usar álcool, cigarro,e outras drogas em qualquer quantidade é prejudicial e pode levar a uma dependência. Alguns medicamentos também podem levar a uma dependência. As drogas destroem a pureza da mente e da alma quando a intoxicação leva ao abuso e violência. As drogas destroem a mente. Em lugar de estimulantes artificiais, com uma ressaca, logo em seguida, faça exercício físico. No lugar de químicos, estimulantes e antidepresivos, relaxe por meio da luz solar e do descanso.

Tenha sempre em mente: “Tudo posso, nAquele que me fortalece”. Filipenses 4:13 
Fonte: Projeto Vida Plena;03/08/2011.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

QUE PAPEL DEVE SER DESEMPENHADO POR UM VEREADOR ?



Qual o papel dos vereadores?
O Poder Legislativo no município é exercido pelos vereadores na Câmara municipal.
Os vereadores representam os cidadãos e fazem as leis do município, que devem ser cumpridas por todos, inclusive, pelas empresas e pela própria prefeitura.
É papel do vereador fiscalizar a atuação do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais e os atos de toda a administração municipal.
Também é dever do vereador defender melhorias para o município nas áreas de saúde, educação, transportes etc.
Atenção: os vereadores devem ser os olhos, os ouvidos e a voz do cidadão junto à prefeitura municipal.
FONTE: vereador2016, 10/05/15.

domingo, 5 de julho de 2015

Fazer exercícios é uma questão de inteligência

Já faz muito tempo que a medicina comprovou a importância dos exercícios físicos para a saúde. E agora um estudo realizado na Grã-Bretanha concluiu que um tipo específico de exercício também pode, em tese, ter um efeito direto no cérebro. Corpo sarado, mente sadia. A comprovação foi feita pelo departamento de neurociência da Universidade de Cambridge, uma das mais conceituadas do mundo. Ratos de laboratório, que correm regularmente, se tornaram capazes de memorizar fotos de alimentos e de se lembrar delas depois. Ratos sedentários ficam mais confusos e esquecidos.

O Dr. Timothy Bussey, que coordenou o estudo, explica que não são somente os músculos que crescem com exercícios físicos. O cérebro também aumenta de tamanho milimetricamente.

Tudo indica que o cérebro cresce porque os exercícios fazem aumentar o fluxo de sangue por todo o corpo, inclusive na cabeça. Além disso, os exercícios fazem aumentar a produção de hormônios e reduzem a tendência ao estresse, que geralmente inibe a renovação das células cerebrais.

Com ratos, que chegam a correr o equivalente a 20 quilômetros por dia, ocorreu o que os cientistas chamam de neurogênesis, o nascimento de células neurológicas, que se concentram principalmente nos chamados lóbulos temporais, nas laterais do cérebro onde ficam os neurônios da memória e da inteligência.

As cobaias são consideradas perfeitas para esse tipo de estudo porque elas são naturalmente iguais em termos de inteligência. Um rato, a princípio, não é melhor que o outro.

Os pesquisadores admitem que com pessoas é um pouco diferente, porque algumas estudam mais, são mais cultas do que outras, independentemente dos exercícios que praticam ou da vida sedentária que levam.

Mas uma coisa ficou comprovada, segundo os cientistas: uma hora de exercício, pelo menos, por dia e a partir do terceiro mês, o cérebro começa a responder positivamente. Em outras palavras, fazer exercícios, além de saúde, é uma questão de inteligência.

Nota: Em livros como A Ciência do Bom Viver Educação, por exemplo, a escritora Ellen White já recomendava, há cem anos, que os estudos fossem combinados com exercícios físicos e trabalhos práticos a fim de se ampliar as faculdades mentais. Essa pesquisa só vem confirmar o que essa autora inspirada recomendou.


Fonte: Blog Saúde-Família; 08/03/2010.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Manter-se ativo é receita de qualidade de vida

A única certeza que temos na vida, e pela qual lutamos durante toda ela, é o envelhecimento, pois, quem o conhece, conheceu a vida. Esse longo processo traz transformações físicas, sociais e intelectuais as mais variadas e, de todas, a progressiva perda da capacidade de realizar tarefas talvez seja a mais evidente. As alterações fisiológicas que ocorrem com o envelhecimento são bastante estudadas e bem compreendidas. Sabe-se que a partir dos 30 anos, principalmente, começamos a perder qualidade em nossas capacidades físicas básicas, processo esse irreversível. Assim, nos tornaremos menos velozes, resistentes, flexíveis, fortes, sem equilíbrio e mais descoordenados, condições que tornam tarefas simples de antigamente em fardos difíceis de serem carregados. Seria esse o fim da linha? Seguramente não. 

Atualmente, a ciência moderna vem mostrando que todo esse processo, embora irreversível, pode ser minimizado por meio de treinamento específico, a mesma especificidade utilizada para treinar grandes e jovens campeões. 

É com o treinamento que devolvemos a coordenação e o equilíbrio, indispensáveis para as mudanças de direção durante os passeios, conquistamos a força necessária para as tarefas do cotidiano, a flexibilidade exigida para adaptar-se às diversas posições, sentado no conforto da poltrona em casa ou no desconforto de uma sala de espera e a resistência para acompanhar as caminhadas daqueles que se julgam mais jovens, mas nem sempre o são. 

Todas as qualidades físicas básicas podem e devem ser treinadas em todas as idades, principalmente para aqueles que estimam a liberdade de movimentos. 

Manter-se ativo durante toda a vida, e quando a velhice se aproxima, é a receita para uma melhor qualidade de vida. Conseguimos tirar o máximo que o organismo tem a nos oferecer e ele é bastante generoso em sua recompensa, diminuindo a depressão, facilitando o controle de peso, mantendo, e por vezes aumentando, a massa mineral óssea e muscular, entre outros. 

Mantendo-se ativo não há porque temer a sucessão dos dias. Manter-se ativo é tirar o máximo daquilo que a vida pode nos oferecer. 


Fonte: Blog Saúde e Família; 25/042010.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Conversar é a melhor forma de educar os filhos

Deixe a cinta para prender sua calça. É o que a maior parte dos pais ao redor do mundo pensa sobre educação dos filhos, de acordo com uma pesquisa feita pela CNN. Foram analisados 16 países de culturas diferentes e os resultados globais mostraram que a conversa é a arma mais poderosa para disciplinar as crianças. Tirar um privilégio (como videogame) é a segunda tática mais popular. As menos consideradas foram mandar as crianças para o quarto e bater nelas. Esses são os resultados mundiais, mas e no Brasil? De acordo com a pesquisa, 79% das mulheres e 77% dos homens brasileiros preferem conversar com as crianças. Tirar um privilégio vem, também, em segundo lugar com 17% de popularidade entre mães e 12% entre os pais.

Punições físicas não são aprovadas por nenhuma das mães – 0% das entrevistadas disseram que aprovam esse tipo de castigo – e apenas 4% dos homens usam essa técnica.

Voltando aos resultados mundiais, as mães só aprovaram punições físicas mais do que os pais em três países: França, Índia e Canadá.

Nos Estados Unidos, Itália e no México, assim como no Brasil, nenhuma das mães disse aprovar a cinta. Na China nem as mães e nem os pais aprovaram a técnica, que teve 0% de popularidade para ambos os sexos dos entrevistados.


Fonte:edition.cnn.com; 12/04/2010