domingo, 30 de agosto de 2015

Porque o Brasil está em Crise

POR QUE O BRASIL ESTÁ EM CRISE?

A crise que o Brasil está atravessando é muito fácil de ser explicada. Vem da postura da presidência da República que, atualmente, está levando o Brasil a um fracasso financeiro tão grande como o fez o ex-presidente Ernesto Geisel na recessão e no endividamento aos quais ele levou o país. Estamos em recessão e isso nos levará a um grande endividamento (aliás, as raízes do MST e de vários outros pontos absurdos apoiados pelo partido da bandeira vermelha têm suas raízes vindas desde Giesel, que só apoiou a abertura política pra agradar o povão, afirmando que o brasileiro sentiria falta da ditadura militar). E talvez o problema atual será até maior que tal comparação, pois, apenas por exemplo, o Brasil nunca experimentou mais de um ano de recessão do PIB, como agora acontecerá.

Mas a explicação para a atual crise financeira é simples. O melhor presidente que o Brasil teve em nossa geração foi um homem chamado: Fernando Henrique Cardoso. Isto, não por um acaso, mas por sua experiência, preparo cultural e formação acadêmica. Creio que o presidente mais culto que também já tivemos. Pesquise e conheça a biografia e o currículo dele. O resultado foi que, financeiramente, ele transformou o Brasil de uma jangada num avião. E decolou forte, estabilizou o voo, e nos deixou em segurança. Mas seu turno como piloto terminou. Ele precisou colocar o Boeing no automático e entregá-lo a um próximo “piloto” que tinha apenas um curso para andar de bicicleta, e que só segurou o Brasil porque o mesmo estava no piloto automático. Isso eu já dizia para os meus amigos que se encantavam com a política destas últimas gestões presidenciais: “amigo, o avião estão planando, mas com alguém que não sabe pilotar; uma hora a gasolina vai acabar, e aí virá o caos”. Eles riam, e não acreditavam. Agora está provado. Aqueles que se sentaram na cadeira de pilotagem estão com o tanque vazio, não têm como segurar a nave no ar e não sabem como aterrissá-la.

Meu amigo, se eu quiser aparecer na sua casa na semana que vem dirigindo uma BMW eu posso fazer isso. Mas deixe-me tentando ficar de posse de tal carro por dois anos e depois volte à minha casa pra ver como estará a minha família. Pra angariar os muitos votos que vêm do povão, os governantes quiseram dar a tal povão o padrão irreal para a as condições do Brasil. Isto está mais para falta de responsabilidade do que de capacidade. Tentando alcançar popularidade, alcançaram o maior índice de reprovação popular já registrado.

E, com essa “capacidade” toda, o Partido dos Trabalhadores, em vez de falar ao potencial trabalhador: “Levante-se, reaja, vamos trabalhar, pois vamos ensinar-lhe a ganhar dinheiro e conquistar benefícios”, disse-lhe: “Acomode-se na lei do mínimo esforço, e vamos saquear o tesouro nacional para dar-lhe dinheiro e supostos benefícios”. E assim, por anos, sagraram a vaca em pé, até o esgotamento extremo. Hoje, os “beneficiados” não conseguem reagir porque não aprenderam algo diferente da ociosidade. Formou-se uma cultura. E agora, os que são de fato trabalhadores é que vão pagar a conta porque são os únicos dos quais ainda se poderá sugar algo mais. Esta é a razão pela qual estamos em crise. 'É uma crise social'.

Portanto, como se tratou de um processo de formação comportamental ao longo de mais de uma década, uma crise como essa não se resolve com manobras administrativas financeiras. Vamos precisar de outros tantos anos, para, talvez, nos reerguermos, com novas mentalidades e comportamentos que poderão se formar através e a partir do presente caos. Sem contar as tamanhas lacunas que tais últimos governos deixaram abertas para que tantos recursos fossem roubados. Pois a corrupção também é um fator cultural que precisa esperar, no mínimo, a chegada de uma nova geração, talvez, diferente. Não estamos mais sob o comando do piloto automático nem planando. Nosso avião está em queda livre, e, por enquanto, não há quem o segure.

Porque estou comentando isso? Para fazer campanha política, ou dar preferência a este ou àquele? Não. Em primeiro lugar, é bom ter consciência desse atual quadro do nosso país para não alimentar falsas esperanças. Reajuste a sua vida para esbanjar menos, economizar mais, ter mais saúde e trabalhar dobrado, pois a bonança não virá tão cedo. Mas se você apertar a chincha desta forma,
poderá sobreviver ao trote. E também, estou fazendo essa reflexão para que você entenda que precisamos de nova mentalidade, mudança de ações, novos comportamentos e inovação na nossa postura em influenciarmos as demais pessoas em toda essa nossa renovação.

Sabe o que é mais legal de tudo isso? É que no evangelho está a solução para tudo isso. A Bíblia nos ensina a ética, a administração sábia, o uso da liberdade de consciência, a capacidade de pensar abertamente em análise (para saber votar, por exemplo), a diligência nos tempos de tempestades, a sabedoria para sobreviver às crises, o esmero para com a economia e o trabalho e, acima disso tudo, a esperança para um mundo melhor.

Seja cristão de verdade, e será o primeiro, grande, maior e principal passo para sobreviver não somente à atual crise, mas a este próprio mundo em que vivemos.

Que Deus lhe abençoe.

FONTE: Pastor Valdeci Jr.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O empresário e as finanças pessoais

Empresário, como você controla as suas finanças pessoais? Você consegue separar o que é empresa de pessoa física?
Encontro com várias pessoas que possuem um negócio, e que não conseguem separar as contas da empresa das contas pessoais. Isto pode ser uma fonte causadora de problemas para ambos os lados. Separar as contas é muito importante.

Um comerciante que atua no ramo do comércio de roupas infantis, me ligou dizendo que desde o início do Plano Real as suas vendas só estão caindo, e que ele está a quatro anos no cheque especial. Logicamente ele culpou o Fernando Henrique, o Lula, o Pedro Malan, Palocci etc., porém, pude constatar que mesmo estando no cheque especial ele estava reformando a sua casa e também andando em um carro no valor de R$ 30.000,00. Vocês não acham uma grande incoerência andar de carro legal e estar no cheque especial da empresa?

Todo dono de empresa deve ter na mão hoje um fluxo de caixa atualizado. A tomada de decisão tem que ser baseada no fluxo de caixa da empresa. Estoque parado dentro da empresa, também pode significar dinheiro parado. E se o empresário estiver usando dinheiro emprestado como o cheque especial, o estoque pode estar sendo reajustado automaticamente pelos juros pagos.

Isto merece muito cuidado, pois a margem de lucro na empresa está bastante reduzida, na maioria dos casos, devido à competitividade do mercado. Se você está no mercado competitivo onde o preço de venda é praticamente igual, como você deve se diferenciar do seu concorrente? Simplesmente comprando melhor.

Quem tem dinheiro para comprar à vista, tem mais poder de negociação e pode comprar melhor. Esta é a diferença em relação à concorrência. Mas como comprar à vista? Administrando bem o fluxo de caixa, e não se esquecendo de que dinheiro não está fácil de ganhar, portanto, você deve dar maior valor a todo dinheiro que sai do seu bolso.

Viva em paz com seu dinheiro.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Como fazer um Curriculum Vitae

Ao escrever seu curriculum vitae você deve observar uma série de regras e dicas que visam diferenciá-lo entre os demais candidatos a vaga, destacando suas qualidades profissionais e pessoais. Antes de começar a escrever este documento, procure fazer uma reflexão sobre sua formação e carreira profissional, identificando seus pontos fortes. Na hora de redigí-lo, faça-o com calma, sem pressa - leia e releia-o várias vezes até ter a certeza de que está tudo certo.
Abaixo listamos alguns pontos importantes sobre como fazer um curriculum vitae chamativo e atraente, resultado de anos de nossa experiência na área de seleção e RH.


1) Não torne-se o "ilustre incomunicável" da vez
Pode parecer mentira mas não é. Já recebemos inúmeros currículos em que os autores simplesmente esqueceram-se de colocar seus dados de contato. Resultado: curriculum pré-selecionado durante a fase de triagem e o canditato eliminado por ser impossível encontrá-lo.
As informações de contato, telefone fixo, telefone celular e e-mail, devem aparecer no topo do curriculum vitae, junto ao nome, endereço e estado civil. Lembre-se de manter esses dados sempre atualizados. No caso do e-mail, liste apenas aquele que você utiliza com mais frequência.


2) Vá direto ao ponto
Deixe claro logo no início de seu curriculum vitae qual vaga está concorrendo ou qual área está interessado. Não cite mais de uma vaga ou área, o que transmite a idéia de um profissional sem foco.


3) Seja seletivo - inclua APENAS o essencial
Lembre-se de que o tempo médio de avaliação de um curriculum vitae por parte de um profissional de seleção é de 45 segundos. Concentre-se naquelas informações essenciais sobre você e sua carreira e que o diferenciam e capacitam-o para a vaga em questão.
Se a vaga é para assistente financeiro, não é necessário mencionar sua experiência em manutenção de impressoras. Se você possui 38 anos e concorre a uma vaga de gerente comercial, não é necessário citar sua experiência como office-boy aos 15 anos.
Quanto ao número de páginas utilize, no máximo, 3. Para a maioria das vagas, 1 ou 2 páginas bastam.


4) Uma boa apresentação conta muito
Embora o conteúdo certamente fale mais alto, a apresentação do curriculum conta muitos pontos a favor. Um curriculum bem apresentável, organizado e impresso em um bom papel, transmite a idéia de um profissional competente e diferenciado. Utilize uma boa impressora e papéis brancos, no formato A4, de boa gramatura (90g/m2 por exemplo). Não utilize xerox nem imprima seu documento frente e verso.


5) Facilite a leitura do avaliador
A maioria dos avaliadores de currículos já passou dos 40 anos. Assim, é natural que estas pessoas tenham alguma dificuldade na leitura. Facilite este processo e ganhe alguns créditos.
Use sempre letras na cor preta (ou cinza escuro) e com tamanho igual ou superior a 10 pontos. Evite utilizar fontes rebuscadas. Boas escolhas são Verdana, Georgia ou Arial, fontes elegantes e formais. Configure seu editor de texto para deixar um espaço entre as linhas. Deixe uma boa margem entre o conteúdo e a folha.
Agrupe as informações do seu curriculum vitae em blocos como Formação Acadêmica, Experiência Profissional, Atividades e Cursos Complementares.


6) Cuidado com o português
Sempre é válido frisar: muito cuidado com o português. Evite abreviaturas. Após redigir seu curriculum no computador, utilize o corretor ortográfico do seu editor. Peça sempre algum conhecido de confiança para revisar seu documento após finalizá-lo.


7) Dinheiro é um assunto a ser tratado na entrevista
Não mencione sua pretenção salarial em seu curriculum vitae. O valor pode ser um empecilho para que você seja chamado para uma entrevista, o momento oportuno para debater sobre este assunto. Evite colocar também seus salários anteriores quando descrevendo suas experiências passadas.
Abaixo segue alguns modelos de Curriculum :
#1 - Modelo de Curriculum 1 (em formato .doc)
#2 - Modelo de Curriculum 1 - Exemplo Preenchido
#3 - Modelo de Curriculum 2 (em formato .doc)
#4 - Modelo de Curriculum 2 - Exemplo Preenchido
#5 - Modelo de Curriculum 3 (em formato .doc)
#6 - Modelo de Curriculum 3 - Exemplo Preenchido
#7 - Modelo de Curriculum 4 (em formato .doc)
#8 - Modelo de Curriculum 4 - Exemplo Preenchido



FONTE: meucurriculum.com

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

15 Princípios da Alimentação Saudável

Preparamos uma lista com 15 princípios para uma alimentação saudável, especialmente para você!

1. Faça três refeições ao dia em horários regulares, com intervalo de 5 horas entre cada uma, no mínimo;

2. Aprenda a relaxar antes das refeições e evite comer com ansiedade;

3. Coma devagar, mastigando muito bem e saboreando os alimentos;

4. Tome 6 a 8 copos de água por dia, nos intervalos das refeições.;

5. Evite tomar líquidos durante as refeições. Respeite o intervalo de 30 minutos antes ou 2 horas após, para evitar a distensão do estômago e a diluição das enzimas digestivas;

6. Inicie o almoço pela salada crua com temperos naturais como limão, alho, cebola e ervas aromáticas;

7. Inicie o desjejum e o jantar pelas frutas;

8. Reduza a quantidade de óleo no preparo dos alimentos;

9. Substitua as frituras por alimentos assados e cozidos;

10. Prefira alimentos naturais e integrais, evitando os refinados e processados;

11. Priorize o consumo de Frutas, Verduras e Legumes;

12. Procure variar os alimentos no seu dia a dia, fazendo um prato colorido;

13. Use sal com moderação. Evite usar o saleiro à mesa;

14. Evite bebidas alcoólicas;

15. Evite o café e bebidas que contenham cafeína (refrigerantes, chá mate, chá preto, chá verde, chocolates, etc).

Fonte: Portal Natural

sábado, 1 de agosto de 2015

6 Maneiras de Desenvolver a sua Equipe de Trabalho

Ser um bom comunicador faz parte do dia a dia de um administrador. Uma vez atuando nesta posição, é essencial  ter habilidades interpessoais para desenvolver uma equipe de trabalho bem sucedida.
Sendo assim, baseado nos ensinamentos de Laurence J. Peter, autor do Best sellerThe Peter Principal”,  selecionei algumas dicas sobre como resolver problemas de maneira positiva, motivar sua equipe e desenvolvê-la de forma correta, visando a obtenção de bons resultados dentro da empresa.
desenvolver equipe

Como desenvolver uma equipe de trabalho

Observe a seguir algumas maneiras simples de supervisão que farão toda a diferença no desenvolvimento de sua equipe de trabalho, nos mais diversos setores da empresa em que atua. Confira:

Faça as perguntas certas

A primeira atitude de um administrador que pretende desenvolver a sua equipe de trabalho, é reconhecer nela seus principais problemas. Para tanto faça-se estas perguntas:
  • Os funcionários sabem quais são suas próprias funções na empresa? Como você sabe?
  • Os funcionários reconhecem o padrão de qualidade da empresa, antes de exigir deles que o siga?
  • Os funcionários possuem recursos para a execução de um bom trabalho?
  • Os funcionários estão satisfeitos com os salários e as condições da empresa?
  • O que você, como administrador, pode estar fazendo para contribuir para o baixo desempenho dos funcionários?
Respondidas todas estas questões, passe para o próximo passo. Busque por maneiras de solucionar tais problemas.

Distribua trabalhos desafiadores

Uma boa maneira de fazer com que a sua equipe se desenvolva positivamente é oferecer aos seus membros alguns trabalhos importantes e desafiadores. Ofereça-lhes a oportunidade de executar tais trabalhos com alguma liberdade criativa. Assim, você terá a oportunidade de observar do que são capazes, e até se surpreender.

Conceda-lhes algumas responsabilidades

Separe algumas tarefas importantes, que você mesmo costuma realizar, para delegá-las a membros da sua equipe. Você poderá utilizar esta tática quando estiver apertado com prazos, planejamentos, ou desafios ainda maiores. O empowerment é muito utilizado por gestores que desejam delegar funções de gestão para seus colaboradores.

Faça elogios
Quando a sua equipe demonstrar bons resultados, elogie o seu trabalho. Esta atitude fará com que eles se sintam motivados e confiantes em executar suas tarefas. Os elogios servem não somente como uma gratificação, mas também como uma forma  de demonstrar o quanto você aprova a direção em que estão seguindo. 

Envolva-os na tomada de decisões

Os membros da sua equipe poderão se surpreender ao perceberem que você solicita a participação deles na tomada de decisões. E este é o momento de reconhecer quem dos quais estão realmente envolvidos com a empresa. Pois os mais envolvidos colaborarão com as opiniões mais adequadas ao caso solicitado, enquanto os menos envolvidos ou interessados, certamente não darão a devida importância ao assunto.

Avalie o trabalho dos funcionários com freqüência

Ao avaliar a forma como seu funcionário vem desempenhando seu trabalho, seja justo, honesto e objetivo. Isto significa que ele tem o direito de saber se seu trabalho está condizente, ou não, com as expectativas da empresa.
Os especialistas em administração acreditam que uma boa supervisão se dá através da obtenção de resultados obtidos a partir da solução de problemas que, cedo ou tarde, todo administrador irá enfrentar.
Aproveite todas as nossas dicas e transforme o setor de atividades da empresa em que trabalha, no seu maior orgulho.
Fonte:sobreadministração, 13/01/14.