Possui know-how a organização que consegue dominar o mercado por apresentar conhecimento especializado sobre algum produto ou serviço que os concorrentes não possuem.
O know-how está diretamente relacionado com inovação, habilidade e eficiência na execução de determinado serviço. É um produto valioso resultante da experiência.
Um exemplo de know-how são os conhecimentos detidos por uma empresa no contexto de franchising (franquia). O franqueador (dono da franquia) detém determinados conhecimentos práticos (know-how) - relacionados com a venda dos produtos ou prestação de serviços ao cliente final - que serão transmitidos ao franqueado.
Atualmente, além do know-how, uma empresa para ser bem-sucedida deve possuir o "know-why" (saber porquê), isto é, saber o motivo porque algo é feito de determinada maneira.
O know-why é um conceito que surge em função de conhecer o mercado, ou seja, entender o porquê da necessidade das competências desenvolvidas pela empresa. É necessário que a empresa estude o comportamento dos consumidores para desenvolver produtos/serviços específicos.
A expressão know how remete para um grupo de conhecimentos que são essenciais para fabricar um certo produto ou para gerir um determinado negócio e pode estar relacionado a vertente tecnológica, como máquinas, sistemas informáticos, documentação técnica (cálculos, desenhos, fórmulas), instruções de fabricação, etc.
O know-how não é como algumas invenções patenteadas (protegidas pela lei), até porque muitas vezes é adquirido através de um esforço contínuo de muitos anos. Outras vezes apresenta um elemento de segredo, como o provérbio indica "O segredo é a alma do negócio".