Não é novidade que nosso país está vivendo uma retração econômica. Com a queda no faturamento, diminui também a lucratividade da empresa. Consequentemente, o capital para investir, ou até mesmo para cumprir com as obrigações financeiras, fica reduzido.
Cortar gastos é essencial, assim como encontrar alternativas para financiar investimentos ou complementar o fluxo de caixa. Como negociar taxas melhores nas operações financeiras com os bancos?
1 – Opere com mais bancos, mas não exagere
Um banco é uma empresa normal, que oferece produtos e serviços em busca de lucro. Ter mais de um fornecedor é uma estratégia para qualquer negócio.
Por outro lado, pulverizar suas operações financeiras em muitos bancos pode implicar em menor capacidade de negociação individual. Procure as opções mais compatíveis com seu perfil, converse com vários bancos e mantenha operação com no mínimo duas instituições financeiras.
2 – Avalie continuamente sua carteira de operações financeiras
As taxas mudam constantemente, novos produtos surgem, a situação financeira da sua empresa muda e a taxa de risco da sua empresa sofre avalições constantes. Por isso, é fundamental controlar suas operações financeiras, entender as melhores e as piores e buscar constantemente novas negociações, que podem economizar muito dinheiro para sua empresa. Mas antes de buscar novas alternativas, entenda as que você já tem em operação.
3 – Negocie antecipadamente novos empréstimos
Mantenha um fluxo de caixa organizado e avalie diariamente a posição dos saldos das suas contas. Não seja pego de surpresa. Negociar com calma uma nova operação pode render taxas melhores e prazos adequados de pagamento. Lembre-se que um banco é uma empresa que quer lucrar e, ao mesmo tempo, não quer perder negociações.
Mais tempo também dará chances para você buscar opções em mais bancos, o que permite comparação e, até mesmo, uma melhor negociação por causa da competição.
4 – Mantenha um rígido controle das suas operações financeiras
Sua empresa consegue acompanhar diariamente a posição das operações financeiras? Índices, cálculo das parcelas, juros a pagar e rendimentos a receber? Saber a situação atual, ter a capacidade de recalcular e entender os contratos é a base de toda negociação. Isso também irá impactar na qualidade do fluxo de caixa, que depende das operações financeiras.
Dica: É arriscado confiar controles, tão importantes e complexos, às planilhas Excel e provavelmente seu sistema de gestão não controla essas informações. Por isso, é fundamental buscar soluções ágeis, com especialistas, que entendam os bancos e suas operações.